Total de visualizações de página





terça-feira, 1 de dezembro de 2009

ensino mackenzie



Material Mackenzie


Sabe tive um dia muito agradável no sábado 28/11 onde tive oportunidade de ouvir da
própria Editora do material que adotamos Coordenadora Editorial e Pedagógica: Marili Moreira da Silva Vieira; onde passamos a tarde aprendendo e relembrando o quanto é de suma importância que as pessoas aprendam sobre Deus (Cosmovisão Cristã), pois se não trabalharmos arduamente tanto família, quanto educadores sem visão de Deus a pessoa se torna um adulto totalmente apático e de difícil acesso a palavra de Deus. Pois se torna um adulto sem visão de Deus como seu criador.
Mesmo sem ter um material deste sempre tentei trabalhar com meus alunos e meus
filhos o Cosmovisão de Deus. Mas se torna limitado... Com este material os professores poderão ir muito além pois ele ensina o tempo todo sobre Deus nosso Criador...
Este Material é um sonho que venho esperando com fé... Sonhando... E agora posso
ver realizado o meu sonho. E creio que este sonho é de Deus. Pois na Bíblia toda Deus
nos fala que devemos: "ensinar o caminho que a criança deve andar", " desde o amanhecer até o anoitecer...

Provérbios 22:6 diz: "Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele. Este versículo mostra algumas coisas importantes: Ensina a criança: Deus espera que ensinemos filhos e alunos. As crianças não conhecem instintivamente a diferença entre certo e errado; elas têm que ser ensinadas de acordo com a Bíblia.

Moisés instruiu os pais do seu tempo a que aprendessem a palavra de Deus e a inculcassem em seus filhos: "Estas palavras que, hoje, te ordeno estarão no teu coração; tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te, e ao levantar-te" (Deuteronômio 6:6-7). Esta palavra deve ser para os professores também...

MATERIAL EDUCACIONAL MACKENZIE
Site do Mackenzie: Http://www.mackenzie.br/maternal.html
Http://www.mackenzie.com.br/mackenziedidatico.html

MATERIAL ALICERÇADO SOBRE VALORES E PRINCÍPIOS CRISTÃOS:
O aluno será sempre encorajado a cultivar as virtudes cristãs, como o respeito ao próprio corpo, o respeito ao próximo e o cuidado com a natureza.

MODELO PEDAGÓGICO COGNITIVO-INTERACIONISTA:
Associa o raciocínio dedutivo do conhecimento transmitido pelo professor, envolvendo continuamente o educando na atividade de investigação e reflexão.

PROPOSTA PEDAGÓGICA:
Entrelaça as áreas do conhecimento com valores e princípios bíblicos, de forma que o aluno tenha uma visão integrada e multidisciplinar dos conteúdos.

PROPOSTA FÔNICO-ALFABÉTICA NO PROCESSO DE LEITURA E ESCRITA:
Abrevia o tempo de aprendizado e possibilita, ao aluno, a associação de símbolos e sons, proporcionando, a interação afetiva do sujeito com o objeto do conhecimento.

ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR E VISÃO INTEGRADA DOS CONTEÚDOS:
substitui a emancipação das matérias desvinculadas entre si por uma pedagogia que associa os saberes teóricos aos saberes práticos e aos saberes éticos e morais, de modo a favorecer o crecimento pleno do aluno.

O MODELO PEDAGÓGICOPROPOSTA EDUCACIONAL MACKENZIE
O modelo pedagógico adotado nesta Proposta Educacional é o cognitivo-interacionista, que trabalha com o conceito de conhecimento transmitido em uma base de raciocínio dedutivo, associado ao método indutivo da construção do entendimento, na interação do aluno com o objeto do conhecimento, mediante a orientação e intervenção do professor.
O modelo adotado substitui a emancipação de matérias desvinculadas entre si e o pragmatismo de um aprendizado centrado unicamente na iniciativa do aluno, por uma pedagogia que associa saberes teóricos aos saberes práticos e aos saberes éticos e morais, de modo a favorecer o crescimento pleno do aluno, por ter como foco não apenas a aprendizagem, mas a formação integral do ser.
[Trata-se, portanto, de modelo interativo, que é dirigido pelo professor, mas envolve o aluno continuamente na atividade mental (processamento); emprega uma metodologia exploratória (descoberta, investigação) e explanatória (orientação, exposição). O professor oferece uma estrutura e informações para cada objetivo educacional. Conceitos, princípios e conclusões resultam de contribuições do professor e raciocínio do aluno, estimulado por atividades preparadas pelo professor e por questões relacionadas às informações fornecidas.
O currículo é estruturado de modo a abranger a orientação das Diretrizes Nacionais Curriculares, que propõem um currículo:
*focado nas competências básicas;
*organizado por área de conhecimento;
*Estruturado a partir de princípios pedagógicos da contextualização - relação teoria e prática, e interdisciplinaridade - diálogo entre os conhecimentos.


PROPOSTA PEDAGÓGICA SISTEMA MACKENZIE DE ENSINO


Em conformidade com o que estabelece a lei e mantendo o seu compromisso de conservar a sua tradição atemporal, renovando, todavia, a sua ação no cotidiano escolar, o Sistema Mackenzie de Ensino busca:
a) no âmbito cognitivo: promover a excelência acadêmica, desenvolvendo no educando o pensamento lógico, o interesse pela pesquisa científica, o conhecimento de suas próprias aptidões, tendo como meta as suas possibilidades vocacionais;
b)no âmbito ético-valorativo: contribuir para a formação de um aluno-cidadão que compreenda o valor e a dignidade do ser humano e que, por isso, empenhar-se-á na luta para promover os ideais de liberdade, igualdade, justiça, responsabilidade, honestidade e respeito;
c)no âmbito pessoal: contribuir para que o aluno desenvolva seu potencial individual, como ser criado à imagem e semelhança de Deus, dotado de espírito investigador, criativo e sensível à apreciação estética;
d)no âmbito social: encorajar o estudante a desenvolver espírito de cooperação, solidariedade, auto-disciplina e respeito próprio, ao outro como criatura de Deus e ao contexto social, assumindo suas responsabilidades como cidadão consciente na construção de uma sociedade mais justa e solidária;
E)no âmbito espiritual: ajudar o aluno a desenvolver uma visão de mundo informada e transformada pelas verdades da Bíblia.
A proposta pedagógica para Educação Infantil é u ma etapa extremamente importante para o desenvolvimento integral da criança; os estímulos que recebe nos primeiros anos de vida definem muito do seu sucesso escolar e do seu desenvolvimento. Tem como objetivo a socialização do aluno pela ampliação das experiências às quais as crianças têm acesso na escola, buscando uma racionalização e reorganização da sua experiência cotidiana . Busca transmitir conhecimento, contemplando elementos que constituirão a base de referência para que os alunos, à medida que caminhem nas etapas subseqüentes do seu processo de formação, venham a ser capazes de responder às grandes questões sobre Deus, realidade, verdade, conhecimento, cosmos, ser humano, ética, direito, vida, morte e história. Nessa direção, a criança deve ser levada a dar os primeiros passos na formação da cosmovisão cristã de mundo, adaptada à sua etapa de desenvolvimento, obedecendo-se ao princípio bíblico de que a criança, ensinada no caminho em que deve andar, não se desviará dele durante toda sua vida até a velhice.
Dentro desta perspectiva, a Educação Infantil busca desenvolver na criança a vivência em diferentes tipos de linguagem (linguagem oral, escrita, simbólica, visual, tátil, pictórica, cênica, etc.) e, deste modo, proporcionar condições para que ela possa se expressar, bem como se comunicar de diversas maneiras com o mundo que a cerca.
Entre os meios utilizados para tal, e visando à preparação dos alunos para a etapa seguinte de sua formação, despertar-se-á neles o interesse por histórias contadas ou lidas pelo educador, para que, por meio da imaginação, possam vivenciar emoções, estabelecendo identificações, exercitando a fantasia, conhecendo lugares, tempos e costumes diferentes dos seus e da sua comunidade, possibilitando o resgate de valores, ajudando a desenvolver traços fundamentais de caráter e favorecendo a formação da cidadania.

Referências Bibliográficas:

Referencial Curricular Nacional de Educação Infantil. Vol 1, Vol 2, Vol 3.

Gennari, Janice Silva; Alves, Sandra Castor Cunha Mattos; Silva, Sinara Moreira da. Coleção Princípio do Saber, Volume 1 – Maternal. Fascículo 1 – 1o Trimestre – Eu Sou Assim. Janeiro de 2010. São Paulo: Sistema Mackenzie de Ensino, 2009, 2a edição. Índices para Catálogo Sistemático: 1. Ensino Infantil – 2. Maternal – 3. Identidade Pessoal.

2 comentários:

E e J disse...

Envio este para que vocês terem noção de como é profundo e complexo um material com princípios da Bíblia.Espero que seus filhos, netos, sobrinhos, amigos, irmãos da igreja possam ter oportunidade de aprender e ou ensinar neste material. Vem pra nossa escola. Graça sobre sua vida. Abraços

Raquel disse...

Gostei muito do blog, não conhecia este método, e achei maravilhoso, bem o que eu estava procurando. Deus abençoe suas vidas, abraço.