Daily Calendar

Total de visualizações de página

Ocorreu um erro neste gadget

Wic Wac Woe

segunda-feira, 27 de julho de 2009

UniversidadeAbertaBrasil UNB






Este é site de (Portal UAB)


O Pólo de Anápolis, funciona no prédio do Antigo Colegío Frei André, no Bairro Jundiái ao lado do Ipasgo.
Centro de Formação de Profissionais em Educação. Telefone: 3902-1183 ou 3902-1133.

Sites importantes educação a distância
Graduação UAB UNB













O Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) não propõe a criação de uma nova instituição de ensino, mas sim, a articulação das já existentes, possibilitando levar ensino superior público de qualidade aos municípios brasileiros que não possuem cursos de formação superior ou cujos cursos ofertados não são suficientes para atender a todos os cidadãos.

O Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) tem como prioridade a formação de professores para a Educação Básica. Para atingir este objetivo central a UAB realiza ampla articulação entre instituições públicas de ensino superior, estados e municípios brasileiros, para promover, através da metodologia da educação a distância, acesso ao ensino superior para camadas da população que estão excluídas do processo educacional.

O Sistema Universidade Aberta do Brasil foi criado pelo Ministério da Educação em 2005 no âmbito do Fórum das Estatais pela Educação com foco nas Políticas e a Gestão da Educação Superior sob 5 eixos fundamentais:

1.Expansão pública da educação superior, considerando os processos de democratização e acesso.
2.Aperfeiçoamento dos processos de gestão das instituições de ensino superior, possibilitando sua expansão em consonância com as propostas educacionais dos estados e municípios;
3.A avaliação da educação superior a distância tendo por base os processos de flexibilização e regulação em implementação pelo MEC;
4.As contribuições para a investigação em educação superior a distância no país.
5.O financiamento dos processos de implantação, execução e formação de recursos humanos em educação superior a distância.

Tendo como base o aprimoramento da educação a distância, o Sistema UAB visa expandir e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior. Para isso, o sistema busca fortes parcerias entre as esferas federais, estaduais e municipais do governo.

O objetivo do sistema UAB é desenvolver a modalidade de educação a distância, com a finalidade de expandir e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior no País, além de ampliar o acesso à educação superior pública levando tais cursos às diferentes regiões do país.

É objetivo, também, oferecer cursos superiores para capacitação de dirigentes, gestores e trabalhadores em educação básica dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios e apoiar a pesquisa em metodologias inovadoras de ensino superior respaldads em tecnologias de informação e comunicação.

Além disso, pretende-se atingir objetivos sócio-educacionais com a colaboração da União com entes federativos, e estimular a criação de centros de formação permanentes por meio dos pólos de apoio presencial.

O Sistema Universidade Aberta do Brasil - UAB - não propõe a criação de uma nova instituição de ensino, mas sim, a articulação das já existentes, possibilitando levar ensino superior público de qualidade aos municípios brasileiros que não possuem cursos de formação superior ou cujos cursos ofertados não são suficientes para atender a todos os cidadãos.

Para ofertar cursos a distância, cada município deve montar um pólo presencial, com laboratórios de informática, biologia, química e física, além de biblioteca. Essa infra-estrutura, que inclui ainda o apoio de tutores, fica à disposição dos alunos. Já a elaboração dos cursos é de responsabilidade das instituições públicas de ensino superior de todo país, que desenvolvem material didático e pedagógico.

Tem vestibular?
Para ingressar no sistema UAB, o processo de seleção segue o modelo tradicional dos cursos de graduação presenciais; prestar vestibular. Sendo assim, a única exigência é de que os candidatos tenham concluído o ensino médio. A realização das provas fica a cargo das instituições públicas de ensino superior.

Quantas vagas?
Em 2007, o Ministério da Educação, por meio do Sistema Universidade Aberta do Brasil, atingiu um total de 291 pólos educacionais, em pleno funcionamento, possibilitanto com isso a abertura de 46 mil vagas de ensino superior. Apesar desta conquista, o programa continua em plena expansão. Estão previstos mais três editais para os próximos dois anos, os quais abrirão mais 750 pólos presenciais. Com isso, o objetivo do MEC é de chegar à 2010, com mais de mil pólos em funcionamento,e por conseguinte alcançar um total de 300 mil novas vagas no sistema de educação superior.

O diploma é equivalente?
Alunos formados em cursos de graduação, na modalidade a distância, terão direito a diploma equivalente ao dos cursos de graduação presenciais, sendo ele emitido pela IES ofertante do curso. Tal fato é previsto no decreto presidencial nº 5.622 assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 20 de dezembro de 2005.

Após a articulação, onde são determinadas quais instituições ofertaram quais cursos à quais pólos, dá-se início ao processo tradicionais de educação - neste caso a distância. Os envolvidos na UAB que permitem a oferta e andamento dos cursos são as Instituições (universidades e CEFETS) e Pólos de Apoio Presencial A Instituição oferta cursos, realiza processo de seleção e faz visitas aos pólos para cumprir a carga de disciplinas presenciais exigidas pela LDB. O Pólo oferece espaço físico de apoio presencial aos alunos da sua região.
Sua responsabilidade é manter as instalações físicas necessárias para apoiar alunos em questões tecnológicas, de laboratório entre outros.
O diagrama abaixo exemplifica como a rede e suas articulações funcionam.

Atores presentes no processo de oferta de cursos UAB
Está claro que o processo UAB funciona com a presença de insituições de educação superior e pólos de apoio presencial. Para que um curso funcione é importante a atuação de alguns atores, tanto na IES quanto no Pólo. O gráfico e tabela abaixo esclarecem os envolvidos que oportuinizam a oferta dos cursos a distância.


AtoresUAB

Atores na Instituição (Universidades e CEFETs)

CoordenadorUAB Coordenador UAB na IES e Coordenador suplente: Desenvolvem atividades administrativas, coordenam os cursos ofertados pela IES e gerenciam contatos entre MEC e Pólos associados.

TutorPresencialTutor a distância: Estabelece contato com alunos para apoio aos estudos.

ProfessoresProfessores: Realiza aulas, disponibiliza em espaço virtual e ministra aulas. Faz visitas aos pólos em períodos de aulas presenciais, quando necessário.

Atores nos Pólos de Apoio Presencial

CoordenadoresdePoloCoordenador de pólo: Coordena a oferta do curso superior em seu pólo, a manutenção das instalações para atender seus alunos e estabelece contato entre coordenadores UAB nas IES e MEC.

AlunosAlunos: Recebem os cursos a distância por meio de tecnologia informatizadas e utilizam o pólo de apoio presencial para realizarem seus estudos, pesquisas e assistirem as aulas presenciais previstas no currículo.


TutorPresencialTutor a presencial: Estabelece contato com alunos para apoio aos estudos in-loco.

Outros Atores Envolvidos na UAB:

Professor Pesquisador: Realiza pesquisas voltadas às prática de educação a distância com o enfoque da Universidade Aberta do Brasil.

Professor Conteudista: Realizam atividade de apoio ao professor na criação de conteúdos. Coordenador do Curso Realizam atividades administrativas de administração do curso.

Instituições UAB
As instituições que participam da UAB são reconhecidas pelo MEC e ofertam cursos a distância que atendem exclusivamente ao programa UAB. Estas instituições são caracterizadas por universidades (federais, estaduais ou municipais) e Institutos de Educação Tecnológica - os IFETs.

É responsabilidades destas instituições requererem as autorizações de funcionamento dos cursos a distância e reconhecimento destas autorizações. Mas é responsabilidade do MEC/CAPES/UAB a seleção dos cursos que farão parte do programa UAB.

Esta seleção está associada ao que se chama de articulação, que é o curso a ser ofertado em um determinado pólo. A área de atuação de instituição está, normalmente, associado ao seu estado (UF), ou estados próximos.

Pólo UAB PDF Imprimir E-mail

O programa UAB funciona com o apoio de pontos estrategicamente localizados chamados Pólos de Apoio Presencial. São espaços físicos mantidos por municípios ou governos de estado que oferecem infraestrutura física, tecnológica e pedagógica para que os alunos possam acompanhar os cursos UAB.

Os pólos estão estrategicamente localizados em microregiões e municípios com pouca ou nenhuma oferta de educação superior. A proposta de criação de um Pólo Municipal de Apoio Presencial parte do próprio município ou do governo de estado que enviam projetos conforme abertura de Edital.

Estes projetos apresentam detalhes de infraestrutura física, logística de funcionamento, descrição de recursos humanos para o pólo funcionar, bem como uma lista dos cursos superiores pretendidos para o município, com respectivos quantitativos de vagas ofertadas.

Coordenador do Polo
UF Município Nome do Polo Chamada UAB Nome Tel. comercial
1 GO Anápolis Pólo Anápolis UAB II Carla Cordeiro da Silva Barbaresco


Polo UAB:
Pólo Anápolis (ANAPOLIS/GO)
Informações gerais

Chamada UAB: UAB II
Código INEP:
Mantenedor do Polo

Prefeitura Municipal de Anápolis
Tel. Comerciais:
E-mails Comerciais:
Coordenador do Polo

Nome: Carla Cordeiro da Silva Barbaresco
Tel. comerciais: (62) 3902-1458

Endereço do Polo

Logradouro: Avenida São Francisco. Nº: 880
Bairro: Jundiaí
Complemento: Centro de Referencia e For. dos Profissionais da Educação
CEP: 75110810
Município: ANAPOLIS-GO


Telefone: (62) 3902-1458
Fax: (62) 3902-1509
E-mail:
E-mail alter.:

Cursos ofertados no Polo

Instituição Curso Chamada UAB
UEG GÊNERO E DIVERSIDADE NA ESCOLA SECAD
UFG EDUCAÇÃO FÍSICA UAB II
UnB EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA DIVERSIDADE SECAD
UnB MÚSICA UAB II
UnB TEATRO UAB II

* Mostra-se somente as ofertas aprovadas e vigentes

Informações gerais

Instituição: UEG
Modalidade: APERFEIÇOAMENTO
Formacao de Professor: SIM
Área Científica: EDUCAÇÃO
Chamada UAB: SECAD

Carga-horária total: 200 h
Periodicidade: 7 mes(es)

Coordenador do Curso

Nome:
Tel. comerciais:

Cursos ofertados no Polo
Município UF Região Polo

Aguas Lindas de Goiás GO Região Centro-Oeste POLO UAB - AGUAS LINDAS DE GOIAS
Anápolis GO Região Centro-Oeste Pólo Anápolis
Aparecida de Goiânia GO Região Centro-Oeste CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇAO PROFISSIONAL - APARECIDA DE GOIANIA - UAB
Formosa GO Região Centro-Oeste POLO DE APOIO PRESENCIAL DO MUNICiPIO DE FORMOSA - UAB
Goianésia GO Região Centro-Oeste POLO DE APOIO PRESENCIAL DA UAB DE GOIANESIA
Goiás GO Região Centro-Oeste Pólo de Educação a Distancia Vila Boa de Goiás
Iporá GO Região Centro-Oeste Colégio Estadual Elias Arújo Rocha
Morrinhos GO Região Centro-Oeste Pólo Morrinhos - Goiás
São Miguel do Araguaia GO Região Centro-Oeste Escola estadual Castelo Branco

* Mostra-se somente as ofertas aprovadas e vigentes

Um comentário:

E e J disse...

UAB É UMA SAÍDA INTERESSANTE...