Total de visualizações de página





quinta-feira, 23 de outubro de 2008

A importância do blog na educação

O blog é um instrumento muito eficaz para os professores utilizarem
com seus alunos.

Concordo com a proposta do curso os professores precism conhecer sobre Blogs
e utilizá-los como recurso pedagógico.
É DEZ....

1 - O QUE SÃO BLOGS?
É a abreviação da palavra Weblog: Web (rede, teia) e Log (registro). A palavra pode ser usada para quaisquer registros freqüentes de informações feita no meio on line. Atualmente é usada mais como sinônimo de "diário de bordo". Os usuários que mantêm esses registros em sites da Internet são chamados de "blogueiros".
Suporte de informações, semelhante à home page, com as seguintes vantagens: maior facilidade de criação e de atualização; veiculação da informação em tempo real, organizada cronologicamente; maior possibilidade de interação com o leitor, que pode emitir comentários, críticas, sugestões, mandar recados.
Trata-se de uma página de notícias ou um jornal que segue uma linha de tempo com um fato após o outro. O conteúdo e tema dos blogs abrangem uma infinidade de assuntos que vão desde diários, piadas, links, notícias, poesia, idéias, fotografias, enfim, tudo que a imaginação do autor permitir.
Os blogs são páginas pessoais em formato de diários, atualizadas a qualquer momento. Normalmente trazem links para outros blogs e o conteúdo gira em torno de comentários sobre atualidades, o dia-a-dia ou temas específicos, como educação, cinema ou música.
Os blogs trazem mais cor, expressão, identificação e individualidade à Internet. Quem ''bloga'' uma vez, não quer parar. Os que lêem um blog interessante passam a acompanhar a atualização da página todos os dias, como o desenrolar dos capítulos de uma novela. ''O que eu achei interessante é que eram opiniões e notícias que mais se pareciam com o papo que você tem com seus amigos em um bar'', afirma. Marcus nunca gostou muito de escrever, mas acabou se viciando nos blogs. ''É uma válvula de escape'', afirma.
Se até agora expressar-se pela web era privilégio de quem conhecia a fundo linguagem de programação, os bloggers prometem trazer novos ares à Rede, colocando o dia-a-dia e os pensamentos de todos que queiram participar deste mundo virtual. ''A Rede nasceu com a promessa de que todos poderiam publicar, milhares de vozes poderiam florescer, comunicar, conectar.
Uma das principais características do Blog é que são pequenos textos que podem ser lidos e comentados pelas pessoas que tenham acesso ao mesmo. Usar um blog é como mandar uma mensagem instantânea para toda a web: você escreve sempre que tiver vontade e todos que visitam seu blog tem acesso ao que você escreveu. Muitos são pessoais, intimistas, veiculam idéias ou sentimentos do autor. Alguns são voltados para diversão e outros, utilizados em situação de trabalho; há também aqueles que misturam tudo. Mas, em geral, enfocam um tópico ou área de interesse para quem os escreve.
Os blogs também são uma excelente forma de comunicação entre uma família, amigos, grupo de trabalho, ou até mesmo empresas. Ele permite que grupos se comuniquem de forma mais simples e organizada do que através do e-mail ou grupos de discussão, por exemplo.
Fonte: creazeitao.googlepages.com/OFICINADOBLOG.doc

3 comentários:

Clícia Adorno disse...

Realmente o mundo blogueiro veio para acrescentar na educação. Pretendo introduzir este assunto em minhas aulas de informática.

E e J disse...

Este texto sobre blogs é muito interessante...

O que você pensa como blog e educação?

Andréa disse...

Gostei da frase: "Quem Bloga uma vez, não quer parar". Verdade, escrever sobre diversos assuntos ´r muito bom, e por em um blog e ver as pessoas vendo, muito legal, ainda.